top of page

FAQ: Respondendo suas dúvidas

Dúvidas sobre Ortodontia?

1) Qual a função da ortodontia?

Hoje, a grande maioria das pessoas procuram um Ortodontista devido aos dentes serem mal alinhados, com muito comprometimento do sorriso e da estética do rosto. A Ortodontia é uma área da Odontologia muito abrangente, ela proporciona, a partir dos aparelhos ortodônticos, um equilíbrio da face, envolvendo os dentes, lábios e arcadas. Assim, há também um maior conforto na mordida, maximização da beleza do sorriso e um grande aumento na autoestima.

2) Porque existem tantos tipos de aparelhos ortodônticos e como saber qual é o que eu devo usar?

A necessidade por tratamentos mais rápidos, menos indolores e mais discretos tem cada vez mais tem se tornado uma exigência, entre pacientes jovens e adultos. Por isso, existem vários tipos de aparelhos, entretanto, nem todos os aparelhos existentes podem ser empregados para todos os casos.

Cada aparelho tem a sua função e sua indicação, mas alguns apresentam limitações para casos mais complexos. Então, após realizarmos um minucioso exame clínico e avaliação da documentação ortodôntica, indicaremos o aparelho necessário e de forma personalizada, para obter os melhores resultados possíveis.

3) Por quanto tempo eu preciso usar o aparelho ortodôntico?
Para determinar o tempo de tratamento, avaliamos o grau de severidade do problema e idade do paciente. Sabemos também que cada indivíduo apresenta uma resposta ao tratamento, de acordo com seu metabolismo individual. Mas como parâmetro, posso dizer que os tratamentos em adultos ficam numa escala de 18 a 36 meses. Já nos adolescentes, a maioria poderia chegar até aos 24 meses. Nessa faixa etária, dependemos muito do grau de colaboração e do cuidado com o aparelho, nem sempre presentes nessa idade,  já no tratamento ortodôntico com alinhadores invisíveis o tempo se apresenta bastante reduzido, graças às inúmeras vantagens em se planejar tudo de forma totalmente digital.

O que são aparelhos ou alinhadores invisíveis?

O aparelho invisível é um método para correção de desvios no crescimento e no desenvolvimento da dentição, uma vez que consegue exercer pressão sobre os dentes disfuncionais e realizar a movimentação dentária gradualmente.

Quando se trata do aparelho ortodôntico invisível, é comum que a primeira dúvida que venha em mente é: como é possível movimentar os dentes sem o uso dos braquetes? Acontece que esse tipo de aparelho é baseado no mapeamento 3D da boca de cada paciente, o que garante que as etapas do tratamento sejam programadas e o efeito final possa ser visto antecipadamente pelo software. Sendo assim, ainda que o acessório Seja feito de um polímero transparente especialmente desenvolvido para isso, ele também carrega uma espessura e flexibilidade de programação para exercerem forças mais precisas e direcionadas aos dentes, promovendo a movimentação em menos tempo.

1) Quais são as vantagens do aparelho invisível?

Embora a questão estética seja a mais atrativa, o aparelho ortodôntico invisível oferece diferentes vantagens para os pacientes. Uma delas é a facilidade na limpeza, tanto dos dentes, quanto do próprio alinhador. Acontece que, diferente dos aparelhos fixos, ele pode ser removido durante as refeições, o que facilita a escovação e o uso do fio dental. Além disso, o fato de causar menos dor e desconforto durante o tratamento também pode ser um ponto positivo na hora da escolha, já que eles não possuem volume, fios ou pontas. Em alguns casos específicos, o aparelho invisível pode trazer um resultado mais rápido do que o aparelho de metal. Quer saber mais? Nos visite no Instituto, pois contamos com grandes especialistas neste âmbito da Odontologia.

2) Por que vale a pena o custo-benefício do aparelho invisível?

A relação de custo-benefício deve considerar as vantagens de um tratamento com os recursos empregados no serviço. Em relação aos alinhadores ortodônticos, pode-se afirmar que o método consegue harmonizar o sorriso do paciente de forma cômoda e em menor tempo.

Além disso, os materiais transparentes podem ser manuseados e trocados em casa, o que facilita nossa vida corrida de hoje, com número de visitas ao consultório muito menores.

​

​

Quando devo fazer uma avaliação odontológica?

Para que a avaliação odontológica cumpra seu papel na prevenção em saúde bucal, é fundamental que ela aconteça dentro da periodicidade certa. O ideal é que as consultas sejam realizadas a cada seis meses. Dessa forma, o dentista consegue identificar a presença dos problemas logo no seu início, tornando o tratamento mais simples e rápido.

​

​

O Instituto Odontológico Oliveira Martins conta com uma equipe especializada em Ortodontia e Ortopedia Facial preparada para receber tanto adultos quanto crianças no consultório!

​

Ao realizar uma avaliação inicial, você poderá conversar com os nossos profissionais e tirar todas as suas dúvidas sobre a saúde bucal. Além disso, você receberá uma avaliação personalizada e será orientado com as melhores práticas para cuidar do seu sorriso.

bottom of page